Por Jana Souza
Depois da última temporada do SPFW percebi o quão importante é valorizar nossas marcas nacionais.
Existe um trabalho incrível sendo produzido nacionalmente, por estilistas e designers que conhecem e transparecem nossa cultura em suas coleções.
Fato é: existe uma dedicação enorme desses artistas em tornar nosso produto de moda referência e o nosso consumo, é indispensável para isso.
Justamente por isso, separei três marcas que vêm ganhando atenção com criações autorais e bastante criativas nos últimos meses.
Vale lembrar que, eventos como SPFW e Casa dos Criadores são dedicados à moda autoral e são responsáveis por lançar novos talentos e renomados estilistas da cena nacional.
Isaac Silva @isaacsilvabrand
Desde sua estreia na Casa de Criadores em 2015, Isaac Silva e sua marca homônima levam para as passarelas muita essência, empoderamento e positividade não só em suas coleções, mas também no seu lema "Acredite no seu Axé".
A marca ativista tem como prioridade pensar em peças que valorizam e promovem diversidade de corpos, sem distinção de gêneros e idade.
Com tanto sucesso, Isaac está para o hype do SPFW desde a edição 48a, caiu na virou queridinha das famosas como Elza Soares, Taís Araújo, Camila Pitanga e Rael, além das criação das collabs incríveis "Axé, Boca da Mata" e "Cores da Bahia" com a Havaianas'. Essa última também apresentada na SPFW52
Além das vendas no site, as peças da marca estão em suas lojas na Vila Buarque e Pinheiros, regiões bombadas de São Paulo.
KF Branding @kfbranding
Com foco no ecofashion - processo de produção que não prejudique o meio ambiente - e nas tradições culturas indígenas e negras brasileiras, a marca KF Branding é uma label responsável por produzir peças autorais de alta costura e foi criada pela designer de moda Kel Ferey, nascida em Arraial d'Ajuda, Bahia.
Por mais que a marca seja nacional, um dos objetivos de Kel é fazer com suas peças vistam pessoas do mundo inteiro.
E a prova de que ela está alcançado esse objetivo foi sua participação na semana de moda Milão Fashion Week em 2019 e 2020.
Além de ter apresentado na Casa de Criadores em 2020 um fashion film incrível com grandes nomes - e grandes amigos - como: a vereadora Erika Hilton, a bailarina Mona Rikumbi e o estilista Isaac Silva.
Kel desenvolveu o fashion film baseado na coleção "Brilhantismo na Sala de Estar" que versa sobre as trajetórias de sucesso de personagens negros e resgatou as cartelas vibrantes do passado e estampas com borrifos e grafismo que remetem ao streetwear urbano.
Além de já vestir personalidades como Djamila Ribeiro, Zezé Motta e Naruna Costa, a marca está de portas abertas para você seu ateliê que fica região da Bela Vista.
Santa Resistência @santaresistencia
Idealizada pela carioca Mônica Sampaio, a marca Santa Resistência foi um marco para a vida da estilista que, aos 45 anos, após uma carreira bem-sucedida como Engenheira-Eletricista da Varig e do Exército brasileiro, realizou o sonho de ter a própria marca de moda.
A assinatura da marca slow fashion é essencialmente feminina sem necessariamente exclusividade de gênero, com peças fluidas, cores marcantes, estampas com grafismos tribais que não só vestem, mas também contam história, assim representando a pluralidade do continente africano, de forma atemporal.
Em 2021, a Santa Resistência fez sua estréia no SPFW com a coleção "Joias do Recôncavo", inspirado no Recôncavo Baiano, nas mulheres que movem o mundo da fé, do axé, do samba de roda e da resistência.
Se quiser conhecer esta marca incrível, as peças são comercializadas através no site e Instagram da marca.
Comments