O estilo athleisure surgiu há alguns anos. Mais que uma modinha, chegou para ficar.
E nesse artigo vou te contar um pouco mais sobre ele e de que forma reflete o espírito do nosso tempo!
O termo athleisure nos remete às peças com pegada esportiva usadas fora do seu universo de origem, tanto em relação ao feminino quanto em relação ao masculino.
É o activewear, como calças de jogger moletom, jaquetas bomber, sendo usadas no dia a dia, inclusive com peças mais formais ou sofisticadas.
As peças esportivas ultrapassaram as barreiras dos esportes nas décadas de 70 e 90. São peças características da última década o top cropped e o tênis, por exemplo.
Em 1998, surgiu no Canadá a marca Lululemon, que 2 décadas depois transformou as calças de yoga, as leggings, em itens de consumo de jovens que nunca pisaram em um estúdio.
O mood esportivo voltou com tudo nos últimos 5 anos pois representa um lifestyle e uma nova geração.
O culto ao corpo, a busca por uma alimentação mais saudável e a preferência por peças casuais, em um estilo de vestir mais confortável e informal, são a chave dessa tendência.
O que define o estilo athleisure
Roupas que navegam entre os exercícios e o cotidiano, que trazem elementos dos esportes para qualquer outra ocasião.
Têm informação de moda e são confortáveis.
Quais sensações essas roupas despertam?
- casualidade
- descontração
- praticidade
- informalidade
- jovialidade
- liberdade
Confira também em meu artigo anterior conteúdo sobre o significado das formas e cores dentro dos estilos universais.
Quais peças ter no guarda-roupa para criar o estilo athleisure
A ideia aqui é, por exemplo, trocar o salto por tênis super estilosos e montar um look cool com vestidos e ternos. Ou, trazer a calça jogger, de moletom, para o look noite com salto.
Pense em cores mais neutras e linhas retas representando velocidade e dinamismo.
A influência da geração nessa nova moda
A moda é um subproduto da nossa sociedade. Reflete os hábitos e desejos do momento presente.
Junto da geração dos Millennials, aqueles nascidos entre 1980 e os anos 2000, surgiu uma nova forma de encarar a vida e a carreira.
Os Millennials nasceram em um mundo super urbano e tecnológico.
Não se imaginam trabalhando em uma mesma empresa como seus pais.
São empreendedores, estão sempre em movimento, em busca da melhor oportunidade, e priorizam autonomia, horários flexíveis, bem-estar e qualidade de vida.
Na moda, buscam por peças versáteis e com estilo.
Para eles, sucesso não é sinônimo de dinheiro, mas sim de realização. E suas marcas preferidas são aquelas que refletem seu estilo de vida e seus valores
As marcas de luxo, notando esse público específico tão direcionado para peças funcionais, têm feito collabs com marcas esportivas para chamar a sua atenção.
Recentemente, a Balmain lançou uma linha com a Puma inspirada no universo do boxe, em campanha estrelada pela Cara Delevingne. Segundo Olivier Rousteing, diretor criativo da marca, o boxe te dá a confiança e a motivação para correr atrás do que é seu e para defender seus posicionamentos e pessoas pelas quais precisamos sair em defesa.
O estilo athleisure tem exatamente uma vibe genderless, sem gênero definido, e reflete a luta em torno da inclusão social em que vivemos.
A coleção contou com 35 peças com o toque sofisticado e dourado da maison francesa.
Outra dobradinha de tirar o fôlego neste fim de ano foi entre a Prada e a Adidas, em comemoração aos 50 anos do modelo Superstar, um clássico e super em alta no streetstyle.
O Prada Superstar vem em versão limitada e unissex.
Stella McCartney é outra marca que reflete totalmente o mundo contemporâneo pelo desenvolvimento e utilização de materiais recicláveis em suas roupas.
A sustentabilidade do nosso planeta é uma questão muito importante em nosso tempo. A estilista anunciou também este ano uma collab esportiva e sustentável com a Adidas.
A coleção traz por exemplo uma blusa com capuz 100% reciclável.
No Brasil, um exemplo de marca que aderiu ao athleisure foi a Animale, com a linha Move.
É o novo casual esportivo, versátil e com um toque de sofisticação.
Me diz se você se identifica com esse estilo cheio de bossa e super contemporâneo! Se tiver alguma dúvida pra montar seu look, me manda uma mensagem!
O que me encanta na Consultoria de Imagem é trabalhar a Moda como eu acredito: com foco no autoconhecimento e no amor-próprio das nossas clientes. Essas são as grandes verdades que norteiam a minha evolução pessoal.
Pós-graduada em Marketing e Comunicação, cujas competências andam lado a lado com a criação de imagens de Moda por meio da Consultoria de Imagem, sou formada em Coloração Pessoal pelo Studio Immagine e estou me especializando em produção de moda pelo Istituto Europeo di Design - IED São Paulo.
Eu me identifico demaaaaais!! Amo unir essa vibe fashionista com o conforto; pra mim, não tem definição mais próxima do que eu desejo para as minhas produções! Parabéns, Isa! Amei o conteúdo!!