Por Tay Fernandes
A camisa branca teve sua origem no Egito Antigo.
Na época era longa e não possuía colarinho, podendo ser descrita como uma espécie de túnica que era usada embaixo das roupas principais.
Foi ao longo da era vitoriana (1837 – 1901) que a peça ganhou “cara de camisa”, sendo agora usada por homens e mulheres que a combinavam com calças ou saias, respectivamente.
A camisa branca se consolidou como uma peça de roupa clássica da indumentária moderna, mas transita muitíssimo bem entre cada um dos sete estilos universais.
E é exatamente sobre isso que falaremos hoje.
Os estilos universais e a camisa branca
A camisa branca no estilo clássico
As composições do estilo clássico contam com peças em tons acromáticos e neutros.
Partes de baixo em alfaiataria e com a cintura mais alta, sapatos como o scarpin e terceiras peças que podem ir do blazer ao trench coat, sempre prezando por linhas mais simples e que não causem volume exagerado.
A camisa branca no estilo elegante
A camisa branca no estilo elegante tem um pouco mais de leveza: por aqui, a peça pode ser usada com toques discretos como o nozinho na barra, desde que o caimento esteja perfeito e que o tecido seja de alta qualidade.
Elementos como peças em alfaiataria – calças, saias e shorts – também são muito bem- vindos.
Nos pés, saltos ou sapatos mais baixos como os mocassins e mules dão ao visual um toque mais moderno.
A camisa branca no estilo contemporâneo
Combinadas com elementos de força, tais como o couro ou uma alfaiataria desconstruída, a camisa, em especial os modelos oversized e/ou com assimetrias se fazem as protagonistas dos visuais.
Trazer peças metalizadas, com certo exagero, e texturas diferentes tiram a camisa do básico e a transforma em um item marcante.
A camisa branca no estilo romântico
Para trazer a camisa para o universo do estilo romântico basta reforçar elementos que reforcem feminilidade e delicadeza, tais como saias fluidas, estamparias em floral, sapatos delicados com bicos arredondados – como as sapatilhas, por exemplo – e terceiras peças em tricô como cardigãs ou em tweed.
Aqui o segredo são as cores mais claras e tecidos de toque macio.
A camisa branca no estilo sexy
O estilo sexy é provocante e pode ser transmitido através de combinações com elementos com o couro, animal print, ou, simplesmente ao usar a camisa branca com decotes que tragam o foco visual para o colo com decotes mais amplos.
Isso, somado a saltos mais finos e sandálias de tiras refletem sensualidade de uma forma fácil e despretensiosa.
A camisa branca no estilo criativo
Seja com vestidos, coletes ou casacos, a palavra-chave por aqui é sobreposição.
Muito do DNA do estilo criativo está em repensar a forma de usar uma única peça, e, usar a camisa branca embaixo de outras peças de roupa traz um toque inesperado ao visual.
Além disso, trazer elementos coloridos, oversized e com estamparias diversas reforçam uma comunicação irreverente.
A camisa branca no estilo natural/esportivo
A palavra que melhor descreve as pessoas do estilo natural/esportivo é acessibilidade.
Acessibilidade essa que pode ser traduzida através de materiais como o algodão e o linho, cores mais claras e, por vezes, terrosas, e modelagens menos estruturadas do que as das camisas convencionais.
Aqui, looks com calças e shorts de alfaiataria de linho e jeans, sandálias estilo
papete, tênis e tops básicos de algodão se fazem presentes.
Comments