Olá #Neufóricas,
Estou em Chicago, junto com outras Consultoras de Imagem, participando da Conferência Global da AICI 2019. A AICI é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a elevar o nível de profissionalismo e o reconhecimento dos consultores de imagem ao redor do mundo. É a maior e mais importante associação profissional de consultores de imagem pessoal e corporativa.
Estar aqui, para mim, é a realização de um sonho! Há 2 anos, quando iniciei minha mudança de carreira e entrei no mundo da Consultoria de Imagem, coloquei como objetivo de vida participar desse evento, e tenho que admitir que foi muito difícil, tive que abdicar de várias coisas e focar minhas energias para realizar esse meu desejo.
Agora vamos ao que mais interessa, as Palestras e os Insights:
ABERTURA
Lyn Slater (Accidental Icon)
Lyn Slater é atualmente professora de trabalho social, influenciadora cultural, modelo, escritora e criadora de conteúdo. Ela iniciou seu blog, Accidental Icon, em setembro de 2014, porque não encontrou um blog ou revista de moda que oferecesse uma estética urbana, moderna e intelectual e que também falasse com pessoas que vivem “vidas interessantes mas comuns” nas cidades.
O mundo está mudando muito e o estereótipo da senhora que tem que cuidar dos netos e da família vai chegando ao fim. A liberdade e a diversidade fazem com que as pessoas se sintam mais inspiradas para se arriscar a buscar novas experiências. Foi lindo ver ela dominando sobre redes sociais e sendo uma pessoa inovadora e nos ensinando tanto.
AUTENTICIDADE
Lyn nos contou sobre sua infância e sua experiência em estudar num colégio bastante conservador. Ela sentia a necessidade de incluir sua personalidade e sua "rebeldia" nas roupas. Porém, a escola não permitia mudança nos uniformes. Lendo o regulamento, percebeu uma brecha na utilização de Bottons. E foi quando ela teve a ideia de personalizar seu uniforme utilizando seu estilo e personalidade. NÃO EXISTE LIMITAÇÃO DE IDADE PARA SER FASHION
Uma mulher de mais de 60 anos com muito estilo e autenticidade, Lyn se tornou referência e inspiração para mulheres mais maduras que querem se manter atualizadas com o mundo da moda. O mundo está mudando muito rápido e não existe mais aquele estereótipo de estilo aflorado com autenticidade.
MENOS CAMADAS
Precisamos usar menos camadas e ser mais sinceros. Segundo Lyn: "Quanto mais camadas, menos emoção". As redes sociais se tornaram um ótimo meio de comunicação e concordo com ela quando ela diz que é a nova revista. Porém, precisamos ser mais vulneráveis, compartilhar a realidade e mostrar como somos de verdade. Busco seguir quem me inspira e que me faze ser uma pessoa melhor, pessoas que são sinceras e verdadeiras.
Se você tem paixão por algo, simplesmente faça, pois a vida passa rápido e tudo muda muito. Então, não fique esperando o melhor momento.
Aysha Correa e Luciana Ulrich
Personalization: Making the Most of Color Consultations
Luciana Ulrich é a fundadora do Studio Immagine, empresa brasileira pioneira na área de Consultoria de Imagem, com foco em Análise de Cores, e líder de mercado em cursos e ferramentas de treinamento para esse segmento. Luciana é professora em muitos cursos básicos de consultoria em imagem e em universidades renomadas.
Aysha Corrêa é especialista em estilo e a única Consultora de Estilo Universal Certificado no Brasil. Ela também fez cursos de Psicologia de Estilo, Análise de Cor e História da Moda. Certificada pelo St Gilles College (Londres), Aysha começou sua carreira como professora de inglês em 1998. No entanto, nos últimos 5 anos, tem usado sua experiência com clientes e em sala de aula para ensinar estilo e cor no Brasil, no EnModa, Instituto Daillus e Studio Immagine, e também no BBS em Angola. É a atual VP Communications do AICI Brazil Chapter.
As brasileiras Luciana e Aysha arrasaram! Trouxeram um conteúdo maravilho e com uma qualidade fora de série. Fiz a minha especialização em cores com Luciana no Studio Immagine e sou muito fã dessa mulher maravilhosa e grande profissional que fez parte da minha formação como Consultora de Imagem.
ESTILO E COR
Existem 7 estilos universais, que são categorias com as quais a consultora interpreta seu cliente. Cada um deles é representado por determinadas cores e carregam consigo uma mensagem.
Uma pessoa pode ser a combinação de dois ou três estilos. Cabe à consultora saber identificá-los por meio da análise de cores, de elementos visuais (como acessórios, bolsos) e da mensagem que a pessoa quer transmitir para o mundo.
Confira os estilos abaixo:
- Esportivo: prevalecem roupas de cores primárias e neutras. Tem tons terrosos, beges e marinho. Peças funcionais e confortáveis, passando a ideia de uma pessoa divertida, dinâmica e despojada;
- Tradicional: cores neutras, como marinho, cinza e marrom, mas também intensas como vermelho, dourado e coral. Peças de alfaiataria e cortes retos. Pessoas no estilo tradicional são vistas como leais, confiáveis, eficientes;
- Refinado: combinações monocromáticas, em tons delicados. Peças clássicas com caimento perfeito e detalhes sofisticados. Quem carrega esse estilo é visto como elegante e reservado;
- Romântico: cores neutras e pastéis. Peças fluidas e que acompanham a silhueta. As pessoas desse estilo transmitem gentileza e acolhimento;
- Sensual: preto, branco e cores vibrantes como roxo, pink e vermelho. Peças com cintura marcada, que delineiam a silhueta. Esse estilo remete a magnetismo, sedução, glamour e energia;
- Dramático: preto, branco, cores primárias e alto contraste. Peças geométricas e contemporâneas, transmitindo força, confiança, sofisticação e uma personalidade cosmopolita;
- Criativo: a base é o preto e ocorrem combinações múltiplas de cores inusitadas, como laranja e berinjela. Os looks costumam ter várias camadas e as pessoas desse estilo são tidas como originais, artísticas, únicas e ecléticas.
E isso foi o que rolou no primeiro dia, segue a gente no instagram que tem mais.
Quem é Juliana Berman:
Trabalhar por mais de 10 anos em agência de publicidade me trouxe um olhar criativo sobre a forma visual com que as marcas se comunicam. E foi assim que comecei a me encantar com a força que a imagem tem em praticamente todos os universos e a analisar menos as marcas e mais as pessoas, principalmente na mensagem passada através do que cada uma veste. Ao morar em Toronto, a pesquisa tornou-se fundamental para fazer a imersão em um novo “mundo”, e foi onde pude viver novas possibilidades criativas, deixando para trás ideias pré-concebidas e ultrapassadas. Quando voltei para o Brasil, estava decidida a me desafiar e iniciar uma carreira como Consultora de Imagem e Estilo. Conhecer Ilana Berenholc, Cris Pinheiro Guimarães, Marcia Crivorot, Silvia Scigliano e Luciana Ulrich atestou a minha nova trajetória, me levando a fazer novas descobertas e a estudar em novos territórios, como São Paulo, Rio de Janeiro e em Nova York, onde estudei na FIT (Fashion Institute of Technology) e trabalhei no backstage da New York Fashion Week.
Kommentare